quarta-feira, 14 de março de 2012

Caspa! Dicas para tratar..

Bonjour à tous!
Semana passada, uma amiga muito especial, me perguntou se eu sabia alguma dica caseira, para acabar com a Caspa. Realmente não sabia.. mas disse que ia pesquisar e esse assunto, seria um dos meus Posts para essa semana. E aqui estou eu, pagando minha promessa.
O que é a caspa?
Os cientistas descobriram que a caspa ocorre quando um fungo semelhante à levedura, chamado malassezia, multiplica-se no couro cabeludo. Esse fungo microscópico, um habitante normal da cabeça de um ser humano saudável, alimenta-se dos óleos gordurosos secretados pelos folículos pilosos no couro cabeludo. Mas, às vezes, por razões ainda desconhecidas, o fungo cresce descontroladamente, causando uma irritação que acelera a troca das células no couro cabeludo.


Vamos então as dicas...
1. O modo mais eficaz de acabar com a caspa é descobrir o fator que pode estar causando-a, como por exemplo, stress, cabelos mal lavados, ou uma irritação da pele. Desse modo, qualquer tratamento ficará muito mais efetivo.
1. Procure lavar o cabelo com água entre morna e fria, com temperatura por volta de 22ºC. Se você tem caspa frequentemente, evite banhos com água muito quente, pois ela estimula a produção de gordura natural da pele.
3.  Alimente-se de forma saudável, evite alimentos gordurosos, beba água e tente evitar o estresse.
4. Nunca, jamais, em hipótese alguma, durma com os cabelos molhados e nem úmidos.
5. Utilize shampoos anti-caspa específicos para o seu tipo de cabelo, diariamente. Caso necessário, existem condicionadores apropriados para quem tem problema de caspa.
6.  Evite receitas caseiras a base de limão e frutas cítricas, pois, ao invés de ajudar, podem irritar o couro cabeludo e causar uma série de alergias.
7. Durante a lavagem do cabelo, não esfregue com as unhas o couro cabeludo, pois isso pode causar feridas e até mais caspa. Apenas massageie suavemente com a ponta dos dedos, em movimentos circulares.
8. Evite o uso de bonés e chapéus, pois o suor e o abafamento do seu couro cabeludo podem causar mais caspa ainda.
9. O melhor horário para lavar o cabelo, com certeza, é pela manhã. O sol matinal irá secar seu cabelo de forma muito mais eficaz.

Receitinhas caseiras... Anotem ai!


Receita 01

  • Lave dois tomates bem maduros, retire as sementes e bata no liquidificador com duas colheres de
  • sopa de vinagre de vinho branco.
  • Espalhe nos cabelos e deixe actuar cerca de vinte minutos, depois lave a cabeça normalmente. É indicado para casos de caspa ligeira.
Receita 02

  • Encher a palma da mão de vinagre e aplicar sobre o couro cabeludo,
  • massajeando. Depois, só tem que deixar actuar cerca de um minuto,em seguida, retirar com água limpa.
  • Deve repetir esta operação todos os dias, durante aproximadamente uma semana.
  • O vinagre tem propriedades capazes de eliminar as bactérias.

caspa agrava-se muito no inverno, talvez devido à falta de sol ou à alta temperatura da água do banho. Cuide de si e retome o charme natural dos seus cabelos!!

Gros bisous
Joanna