segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aniversario... E como tudo começou.

Bonjour à tous!

 Parabéns para mim!!!!! Hoje é meu aniversário... Hoje estou sendo um pouco mais "egoísta" do que o costume. Bahhhh! Hoje é um dia de grandes prazeres, de estar grudada com as pessoas que mais amo, de acordar tarde, de ser surpreendida com café da manha delicioso.. Dia de cuidar de mim.. De receber muitos miminhos... Dia de receber mensagens lindas das pessoas que já tive o prazer de conhecer e outras lindas pessoas que conheço virtualmente. 
 Dia de repensar em tudo que já passou, e no muito que ainda vem por ai!!!
 Estou feliz, gente.. Eu sou feliz com o que tenho.
 Deixa eu perguntar uma coisa? Alguém sabe como começou esse lance todo de aniversário? Eu sou curiosa, sim! E pesquisei...



A Origem do Aniversario
Os aniversários têm origem pagã relacionada com a magia (as velas simbolizam a ligação com espiritual e protecção) e com a religião, embora no caso do cristianismo este costume estivesse abolido até ao século IV, altura em que a Igreja começou a comemorar o nascimento de Jesus Cristo.
Na antiga Grécia, onde todos os anos se homenageava a Deusa da caça, Artemis, com bolo cheinho de velas.  Os Bolos eram de mel e redondos para simbolizar a lua que, segundo a mitologia grega, era a forma da Deusa Artemis se expressar.
Nessas sociedades primordiais as comemorações de aniversário eram reservadas às classes sociais de elite e aos deuses. Assim, tanto os egípcios como os gregos restringiam essas festividades apenas aos faraós e deuses. Já os romanos permitiam essas celebrações apenas ao imperador, à sua família e aos senadores.
Com o tempo esse hábito acabou por chegar à Alemanha, na Idade Média, onde os camponeses festejam os aniversários dos seus filhos com um bolo, as velas em número idêntico à idade da criança e mais uma vela que simbolizava a luz da Vida.
Para se perceber a importância dos aniversários natalícios, deve-se compreender que na Idade Média as pessoas tinham uma crença profunda na existência de espíritos bons e de espíritos maus. Todos receavam que esses espíritos maus causassem mal ao aniversariante no seu dia de nascimento, pelo que ele ficava rodeado pela família e pelos amigos, cujos votos de felicidade e sua própria presença, o protegeriam contra os perigos desconhecidos que esse dia supostamente representava. A oferenda de presentes resultava numa protecção mais forte e quando acompanhada por uma refeição em conjunto ajudava a invocar a presença dos espíritos bons.
Pode-se portanto concluir que nesses tempos a festa de aniversário natalício destinava-se essencialmente a proteger a pessoa do mal e a tentar garantir que tivesse um bom ano à sua frente.
Actualmente as festas de aniversário servem para celebrar a conquista de mais um ano de vida e já não se invocam espíritos bons ou se tenta afastar espíritos maus. Trata-se essencialmente de um dia que se quer feliz e alegre, passado na companhia das pessoas que nos são mais queridas e importantes.
Uma coisa interessante que eu li, foi que a celebração dos aniversários na Alemanha da Idade Média era logo ao amanhecer,  o aniversariante era acordado com um bolo de velas acesas... Essa é uma idéia que eu penso seriamente em aderir.. rsrsrsrsrsrsrs.. 
Bom, agora vou indo aproveitar ao máximo esse dia... Depois, prometo que mostro pra vcs como foi, ok?!
Gros bisous!!
Joanna

Fonte